NOSSO PORTFÓLIO
Os nossos serviços são organização de Eventos, Consultoria Empresarial de Mobilização e Gestão de Grupos em Arranjos Produtivos
FIOS E TECÍDOS
TIPOLOGIA ARTESANAL
A tipologia Fios e Tecidos serem produzidos a partir de fibras têxteis, constituirão uma tipologia específica devido à diversidade de produtos confeccionados e técnicas que os utilizam como material básico.
Os fios e tecidos podem ser confeccionados com fibras:
Naturais: extraídas da natureza, livres de transformações químicas, e beneficiadas pelo homem.
De origem animal: seda, lã, peles e couro de animais.
De origem vegetal: algodão, linho, rami, cânhamo, juta, sisal, paineira, coco, entre outros.
RENDA LABIRINTO
TÉCNICA ARTESANAL
Para fazer a renda de labirinto ou crivo ou contado risca-se o desenho no tecido e em seguida, obedecendo ao desenho, desfia-o com auxílio de agulha, lâmina e tesoura, depois se coloca a peça numa grade de madeira e tece com agulha e linha.
A técnica do labirinto permite a confecção de uma diversidade de gravuras, utilizandose, apenas do entrelace conveniente de fios sobre uma trama têxtil em forma de tela.
CROCHÊ
TÉCNICA ARTESANAL
Técnica desenvolvida com o auxílio de agulha especial terminada em gancho e que produz um traçado semelhante ao de uma malha ou de uma renda.
FIBRAS VEGETAIS
TIPOLOGIA ARTESANAL
Fibra é a denominação genérica de qualquer estrutura filamentosa, geralmente sob forma de feixe, encontrada nos tecidos animais e vegetais ou em algumas substâncias minerais. São matérias-primas moles e flexíveis e que, trançadas, possuem diversos usos, principalmente na manufatura de cestarias e móveis.
TRANÇADO EM PALHA DE CARNAÚBA
TÉCNICA ARTESANAL
Técnica de entrelaçamento de fibras vegetais.
RENDA FILÉ
TIPOLOGIA ARTESANAL
A Renda Filé de fato é um bordado sobre uma rede de fios. O nome filé veio do francês “filet” que quer dizer rede. A técnica nasceu do aproveitamento das redes confeccionadas pelos maridos pescadores e bordados pela mulheres em cores fortes e vibrantes características da região, presente nos barcos, nas casas e festas folclóricas, como o maracatu.